sábado

A Esgotada

 A palavra esgotar significa “consumir algo até a última gota”, “esvaziar até o fim”, “fazer perder a força, a vitalidade”

Já a palavra esgotamento, por sua vez, significa “ato ou efeito de esgotar, exaurir”, “estado de empobrecimento ou desparecimento de recursos”.

Para Deleuze, o esgotado é muito mais do que o cansado. O cansado apenas esgotou a realização, enquanto o esgotado esgota todo o possível.

Diz ainda o filósofo: Quando se esgota o possível com palavras, cortam-se e retalham-se átomos e, quando as próprias palavras são esgotadas, estancam-se os fluxos.

O poeta Daniel Jonas sabe bem o que é isso quando diz:

"O meu poema teve um esgotamento nervoso.

Já não suporta mais as palavras.

Diz às palavras: palavras

ide embora,

ide procurar outro poema

onde habitar."

Não sei bem o que em mim se esgotou primeiro, se foram minhas palavras, minha mente, meu corpo. Só me disseram Bournot e me afastaram. E me afastei de tudo, de todas as possibilidades.

E veio o silêncio e com o ele o Inominável. Deleuze afirma, o verdadeiro silêncio não é um simples cansaço de falar...não se trata absolutamente de guardar silêncio, é preciso ver também o tipo de silêncio que se guarda.

Estar com tantas vidas no limite, limite da violência, do abuso, do abandono, da morte...produziu em mim muitos inomináveis.

Ainda hoje, mesmo após ter voltado do deserto, muitas vozes continuam caminhando comigo....e como disse Deleuze, não são as vozes dos nomes, são as vozes das ondas, dos fluxos que conduzem e distribuem os corpúsculos linguísticos.

E continua:

Não é apenas que as palavras sejam mentirosas; elas estão tão sobrecarregadas de cálculos e de significações, e também de intenções e de lembranças pessoais, de velhos hábitos que as cimentam, que a sua superfície, tão logo seja rachada, volta a se fechar.

Às palavras faltam a “pontuação de deiscência”, essa “desvinculação”, que vem de uma onda súbita e profunda e que é própria da arte.

E então, hoje eu danço e a bailaora que há em mim honra todos os Sebastiões que morreram esperando a prometida proteção social e garantia de direitos.